Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prática II - Sala de Aula e Laboratório de Informática.


Vamos colocar em ordem?

Aplicação: Escolar
Faixa etária: De 1ª a 4ª séries

Objetivo

·         Organização espaço-temporal
·         Organização de ideias
·         Organização da palavra na frase
·         Trabalhar atenção, memória sequencial visual
·         Trabalhar expressões verbal, corporal e artística

Materiais
Microcomputador com programa Windows, com impressora
Word
Tesoura
Cola
Canetas hidrográficas

Estratégia

            A partir de uma figura qualquer que a professora expõe para a classe toda, as crianças deverão dizer palavras soltas que lhes venham á cabeça. Forma-se então uma lista de palavras que a professora coloca na lousa.
            Cada criança deverá, então, eleger algumas (pelo menos dez) dessas palavras e, no computador, irá construir um texto no qual entrem as palavras eleitas.
            O texto pronto deve ter uma cópia impressa que será reservada para o final. Novamente diante do texto no micro, a criança deverá ampliar duas vezes a fonte, conseguindo desse modo o mesmo texto aumentado. Imprime novamente o texto, recorta frases e troca com um parceiro as tiras de papel com seu texto fragmentado para que seja reconstruído. Podem ser atribuídos pontos para quem fizer a reconstrução em menor tempo, ou esta pode ser uma de algumas tarefas de uma competição maior.
            Uma variação dessa atividade pode ser que cada criança, ao reconstruir o texto, passe para o resto da classe a mensagem em forma de mímica ou com desenhos. 


Prática I - Sala de Aula e Laboratório de Informática.


*Caça Palavras

Aplicação: Escolar
Faixa etária: Escolar
Excelente jogo para alfabetização e ortografia.

Objetivos

·         Trabalhar atenção e concentração (para produzir um quadro de palavras é necessário que a criança esteja atenta para não cometer erros)
·         Ampliação do vocabulário (amplia o vocabulário porque a criança necessita buscar palavras para enriquecer a sua produção)
·         Treino ortográfico (a criança exercita-se com leitura e escrita de palavras corretas)
·         Trabalhar a pesquisa (se forem usados sinônimos , gêneros ou graus do substantivo é preciso pesquisá-los para montar ou para resolver o jogo)
·         Trabalhar regras (é preciso que se trabalhe dentro de algumas regras que o educador deve propor antes do início da atividade, e a criança vai se habituando a obedecê-las)
·         Trabalhar a relação espacial (dentro de um espaço disponível, a criança deverá montar o seu quadro de palavras, e para isso precisará perceber e dividir os espaços).
·         Trabalhar o planejamento e a antecipação (o planejamento prévio do espaço, do número de palavras, da posição do quadro e de como será impresso é elemento básico para um bom trabalho)
·         Trabalhar o erro (com o computador o erro pode ser corrigido de forma muito fácil, apagando-se, modificando as construções; desse modo a criança percebe o erro, corrige-o e aceita o erro como possibilidade em sua vida)
·         Desenvolver o prazer de criar (na montagem do quadro, a criança terá liberdade para criar, desenvolvendo dessa forma o prazer em ser criativo, aumentando sua auto-estima).

Material

·         Microcomputador com versão Windows, e impressora;
      Excel;
·         Livros e cadernos para pesquisa
·         Canetas

Estratégia

            Em situação escolar pode-se dividir a classe em três ou quatro equipes, cada equipe deverá montar um quadro de caça-palavras no computador e imprimi-lo. Quando todos terminarem, os quadros devem ser trocados entre as equipes para que achem as soluções. A equipe vencedora será a que encontrar primeiro todas as respostas. Para classes de alfabetização, o ideal é que a atividade seja feita em duplas. A criança poderá copiar as palavras ou juntar sílabas para a formação delas.
            Para classes de segunda série em diante, a professora pode escolher o conteúdo desejado para cada atividade. Esse conteúdo pode abranger outras disciplinas, como estudos sociais ou ciências, dentro do trabalho de língua portuguesa.
            A criança precisa saber algumas funções básicas do programa para fazer o trabalho em um mínimo de tempo, por exemplo: é possível montar o quadro com as letras embaralhadas e depois escrever as palavras corretas deletando-se as letras excedentes, porém as descobertas devem ser feitas pelas crianças e não entregues prontas pelo professor.
            Uma vez pronto o quadro, ele é impresso e trocado pelas equipes. A forma de pontuação e o conteúdo podem ser determinados pela professora ou estabelecidos junto com os alunos. 




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jogo educativo online com desenhos e palavras em inglês.


Viaje pelos países que falam a língua inglesa e conheça curiosidades sobre cada um deles. Ao final de sua viagem, você pode brincar com um quebra-cabeça.


Jogo educativo online com associação de desenhos e palavras em inglês.

Dica para o educador
Um show de cultura sobre alguns países importantes, onde se fala a língua inglesa, junto a um jeito divertido de aprender a reconhecer os nomes, em inglês, de objetos e animais.


O que são Podcasts??


Podcasts – Afinal de contas, o que são?


A web brasileira está finalmente pegando na moda que não é mais novidade lá fora: os podcasts. Mas afinal de contas, o que é este tal de podcast e por que ele veio para revolucionar nosso mundo digital?
Podcasts advêem da junção das palavras palavra “iPod” (sim, aquele da Apple) e broadcast – ou transmissão online. Em palavras simples, podcasts são como os talk-shows de rádio (por exemplo, Pânico ou Band Notícias) porém em vez de serem transmitidos em tempo real, o áudio é gravado para um formato de áudio compartilhável – geralmente o MP3 – e depois disponibilizado para download no site do autor.
Pense nos podcasts como posts em um blog, só que em formato de áudio. O contato é mais pessoal e mais humano, além de permitir que você faça o download do podcast para o seu MP3 player de preferência e leve-o consigo para escutar durante sua comuta diária (no ônibus, no carro ou até mesmo naquelas aulas chatas). Ou, se quiser, pode simplesmente baixá-lo para o seu computador e escutar em casa mesmo.
Os podcasts ganharam mais exposição este ano com a criação da categoria de Podcasts no Prêmio Ibest 2008 – o “Oscar” da internet brasileira, onde os podcasts mais conhecidos estão concorrendo a um lugarzinho ao sol do reconhecimento.
Para quem está iniciando no mundo dos ouvintes de podcasts, um bom lugar para começar é no site Teia de Podcasts – um blog que contém o link para diversos podcasts separados por categoria.
Alguns podcasts de notoriedade são:
Site Consultado: www.mundotecno.info