Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prática II - Sala de Aula e Laboratório de Informática.


Vamos colocar em ordem?

Aplicação: Escolar
Faixa etária: De 1ª a 4ª séries

Objetivo

·         Organização espaço-temporal
·         Organização de ideias
·         Organização da palavra na frase
·         Trabalhar atenção, memória sequencial visual
·         Trabalhar expressões verbal, corporal e artística

Materiais
Microcomputador com programa Windows, com impressora
Word
Tesoura
Cola
Canetas hidrográficas

Estratégia

            A partir de uma figura qualquer que a professora expõe para a classe toda, as crianças deverão dizer palavras soltas que lhes venham á cabeça. Forma-se então uma lista de palavras que a professora coloca na lousa.
            Cada criança deverá, então, eleger algumas (pelo menos dez) dessas palavras e, no computador, irá construir um texto no qual entrem as palavras eleitas.
            O texto pronto deve ter uma cópia impressa que será reservada para o final. Novamente diante do texto no micro, a criança deverá ampliar duas vezes a fonte, conseguindo desse modo o mesmo texto aumentado. Imprime novamente o texto, recorta frases e troca com um parceiro as tiras de papel com seu texto fragmentado para que seja reconstruído. Podem ser atribuídos pontos para quem fizer a reconstrução em menor tempo, ou esta pode ser uma de algumas tarefas de uma competição maior.
            Uma variação dessa atividade pode ser que cada criança, ao reconstruir o texto, passe para o resto da classe a mensagem em forma de mímica ou com desenhos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário