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sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prática I - Sala de Aula e Laboratório de Informática.


*Caça Palavras

Aplicação: Escolar
Faixa etária: Escolar
Excelente jogo para alfabetização e ortografia.

Objetivos

·         Trabalhar atenção e concentração (para produzir um quadro de palavras é necessário que a criança esteja atenta para não cometer erros)
·         Ampliação do vocabulário (amplia o vocabulário porque a criança necessita buscar palavras para enriquecer a sua produção)
·         Treino ortográfico (a criança exercita-se com leitura e escrita de palavras corretas)
·         Trabalhar a pesquisa (se forem usados sinônimos , gêneros ou graus do substantivo é preciso pesquisá-los para montar ou para resolver o jogo)
·         Trabalhar regras (é preciso que se trabalhe dentro de algumas regras que o educador deve propor antes do início da atividade, e a criança vai se habituando a obedecê-las)
·         Trabalhar a relação espacial (dentro de um espaço disponível, a criança deverá montar o seu quadro de palavras, e para isso precisará perceber e dividir os espaços).
·         Trabalhar o planejamento e a antecipação (o planejamento prévio do espaço, do número de palavras, da posição do quadro e de como será impresso é elemento básico para um bom trabalho)
·         Trabalhar o erro (com o computador o erro pode ser corrigido de forma muito fácil, apagando-se, modificando as construções; desse modo a criança percebe o erro, corrige-o e aceita o erro como possibilidade em sua vida)
·         Desenvolver o prazer de criar (na montagem do quadro, a criança terá liberdade para criar, desenvolvendo dessa forma o prazer em ser criativo, aumentando sua auto-estima).

Material

·         Microcomputador com versão Windows, e impressora;
      Excel;
·         Livros e cadernos para pesquisa
·         Canetas

Estratégia

            Em situação escolar pode-se dividir a classe em três ou quatro equipes, cada equipe deverá montar um quadro de caça-palavras no computador e imprimi-lo. Quando todos terminarem, os quadros devem ser trocados entre as equipes para que achem as soluções. A equipe vencedora será a que encontrar primeiro todas as respostas. Para classes de alfabetização, o ideal é que a atividade seja feita em duplas. A criança poderá copiar as palavras ou juntar sílabas para a formação delas.
            Para classes de segunda série em diante, a professora pode escolher o conteúdo desejado para cada atividade. Esse conteúdo pode abranger outras disciplinas, como estudos sociais ou ciências, dentro do trabalho de língua portuguesa.
            A criança precisa saber algumas funções básicas do programa para fazer o trabalho em um mínimo de tempo, por exemplo: é possível montar o quadro com as letras embaralhadas e depois escrever as palavras corretas deletando-se as letras excedentes, porém as descobertas devem ser feitas pelas crianças e não entregues prontas pelo professor.
            Uma vez pronto o quadro, ele é impresso e trocado pelas equipes. A forma de pontuação e o conteúdo podem ser determinados pela professora ou estabelecidos junto com os alunos. 




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