*Caça Palavras
Aplicação:
Escolar
Faixa
etária: Escolar
Excelente
jogo para alfabetização e ortografia.
Objetivos
·
Trabalhar
atenção e concentração (para produzir um quadro de palavras é necessário que a
criança esteja atenta para não cometer erros)
·
Ampliação
do vocabulário (amplia o vocabulário porque a criança necessita buscar palavras
para enriquecer a sua produção)
·
Treino
ortográfico (a criança exercita-se com leitura e escrita de palavras corretas)
·
Trabalhar
a pesquisa (se forem usados sinônimos , gêneros ou graus do substantivo é
preciso pesquisá-los para montar ou para resolver o jogo)
·
Trabalhar
regras (é preciso que se trabalhe dentro de algumas regras que o educador deve
propor antes do início da atividade, e a criança vai se habituando a
obedecê-las)
·
Trabalhar
a relação espacial (dentro de um espaço disponível, a criança deverá montar o
seu quadro de palavras, e para isso precisará perceber e dividir os espaços).
·
Trabalhar
o planejamento e a antecipação (o planejamento prévio do espaço, do número de
palavras, da posição do quadro e de como será impresso é elemento básico para um
bom trabalho)
·
Trabalhar
o erro (com o computador o erro pode ser corrigido de forma muito fácil,
apagando-se, modificando as construções; desse modo a criança percebe o erro,
corrige-o e aceita o erro como possibilidade em sua vida)
·
Desenvolver
o prazer de criar (na montagem do quadro, a criança terá liberdade para criar,
desenvolvendo dessa forma o prazer em ser criativo, aumentando sua
auto-estima).
Material
·
Microcomputador
com versão Windows, e impressora;
Excel;
·
Livros
e cadernos para pesquisa
·
Canetas
Estratégia
Em situação escolar pode-se dividir
a classe em três ou quatro equipes, cada equipe deverá montar um quadro de
caça-palavras no computador e imprimi-lo. Quando todos terminarem, os quadros
devem ser trocados entre as equipes para que achem as soluções. A equipe
vencedora será a que encontrar primeiro todas as respostas. Para classes de
alfabetização, o ideal é que a atividade seja feita em duplas. A criança poderá
copiar as palavras ou juntar sílabas para a formação delas.
Para classes de segunda série em
diante, a professora pode escolher o conteúdo desejado para cada atividade.
Esse conteúdo pode abranger outras disciplinas, como estudos sociais ou
ciências, dentro do trabalho de língua portuguesa.
A criança precisa saber algumas
funções básicas do programa para fazer o trabalho em um mínimo de tempo, por
exemplo: é possível montar o quadro com as letras embaralhadas e depois
escrever as palavras corretas deletando-se as letras excedentes, porém as
descobertas devem ser feitas pelas crianças e não entregues prontas pelo
professor.
Uma vez pronto o quadro, ele é
impresso e trocado pelas equipes. A forma de pontuação e o conteúdo podem ser
determinados pela professora ou estabelecidos junto com os alunos.
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